agosto 19, 2010

Roubini, Peter Schiff e Paul Krugmann e agora....George Soros


Quem já não ouviu Roubini ou Peter Schiff ou Paul Krugmann dizerem que o pior esta por vir ainda? Que ainda veremos situações piores, que na verdade a economia americana não esta se recuperando, ela esta apenas deixando de piorar, ou que os países europeus ainda não abriram seus "balanços" ou que ainda veremos muitos bancos pedindo ajuda com o pires na mão?
Pois bem, de Roubini, Peter Schiff e Paul Krugmann nós já ouvimos bastante...senão não tudo isso, pelo menos alguma parte deste discurso, que leva pra outro discurso, que no final, através de números e estudos, tentam provar que o cenário não está tão bom quanto querem demonstrar. Agora quem decidiu entrar na onda foi Soros, megainvestidor, bilionário, com operações em todo mundo.
Porém Soros não fez um discurso, anunciando o apocalipse. Ele simplesmente, decidiu que 42% de seu Soros Fund Management deveriam estar mais "seguros". Segundo matéria do Telegraph.co.uk, de 17/08/2010 (George Soros slashes exposure to US equities), Soros não só saiu de PETR aqui no Brasil, como também vendeu Wal-Mart, JP Morgan Chase e Pfizer, migrando para Ouro e U.S. Treasury bond.
Se pararmos para analisar a estratégia, Soros está saindo de ativos mais vulneráveis, com grau de risco maior e entrando em uma "zona segura" dentro do mercado, com um retorno menor, é verdade, porém com um "risco 0". Este tipo de estratégia é sempre adotada quando percebe-se alguma economia ou setor em crise, e na intenção de se proteger, faz-se então este movimento de troca de ativos. Praticamente todo grande investidor ou fundo adotam está prática, deixando a poeira baixar e voltar ao mercado no momento mais oportuno.
Então o que Soros fez não é nenhuma anomalia? Nada pra se assustar? Somente um movimento de proteção, correto? Correto mesmo?
Por que Soros decidiu sair agora? Se USA mostram recuperação, com as empresas voltando a investir e principalmente, a confiança do consumidor reaparecendo? A Europa vem com crescimentos consecutivos a 5 trimestres, o último agora de 0,7%. O Euro tem se fortalecido, após sua "quase morte", segundo alguns especialistas, e a Inglaterra ratificou o plano de aquisição em Euro no valor de 200 bilhões, fortalecendo assim suas reservas.
Vejam, não estou questionando Soros e sua estratégia. Mas por que sair se agora parece que o mundo vai ficar melhor e vamos voltar a ganhar dinheiro? Soros, assim como Buffet, sempre agiu pensando no longo prazo, um pensamento compartilhado por muitos, porém utilizado por poucos.
Em suas publicações e entrevistas, Soros sempre fez questão de dizer que o processo de compra e venda de ativos é baseado em uma mistura de matemática (sistemas dinâmicos) e ciências sociais, que ele chamou de Teoria da Reflexividade, em seu livro publicado em 1996, A Alquimia Das Finanças - lendo a mente do mercado, pela editora Nova Fronteira.
Segundo esta teoria quando o mercado está em vias de virar, se o governo ou órgãos reguladores tentarem desmentir que uma situação não está boa, a situação vai piorando a cada momento. O mesmo vale para a subida. Quanto mais as pessoas e economistas disserem que a situação é ruim (depois de uma grande baixa), mais as pessoas vão acreditar no contrário. (Soros, p. 49, 1996)
O que Soros esta dizendo é "Antes que piore, estou saindo". Esta jogada apesar de lenta e arriscada, está mostrando que ele fez uma retirada bastante estratégica. Muito estratégica por sinal. Como um verdadeiro dinossauro do mercado ele está visualizando que a situação não vai ficar como está e deve ter percebido que os relatórios não estão dizendo nada. Estando de fora, ele deve estar prevendo uma entrada para uma grande baixa à frente.
Soros pode estar certo ou não, saberemos somente a frente. Fato é que ele se foi e não sabemos quando ele irá voltar. A única coisa que sabemos é que percepções assim que o fizeram bilionário, e mais recentemente apostar e ganhar contra a libra esterlina. Também o fizeram perder...mas precisamos concordar em uma coisa: Ele acertou mais que errou.
E você?

Marcelo ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário