setembro 28, 2010

O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa e para que serve?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), foi criado pela BM&Fbovespa em 2005 no intuito de inspirar produtos financeiros com características sustentáveis, servindo de certificação para companhias integrantes.
Estas cias deveriam ser reconhecidas por suas práticas sustentáveis, priorizando questões ambientais, sociais e de governança corporativa, além das econômicas. Pertencer a este Índice, traria visibilidade e reforçaria a atratividade da cia para consumidores e acionistas.
Porém 5 anos após sua criação muitas companhias ainda não incluíram o tema em suas estratégias este ano, e apenas 10% das listadas na Bolsa estão participando da seleção do ISE. Para executivos do ISE a crise financeira de 2008 explica um pouco da baixa adesão, que teria levado o foco das empresas para outros assuntos.
De um universo de 531 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, as 183 emissoras das 200 ações mais líquidas foram convidadas para a seleção do ISE. Apenas 55 aceitaram o convite como elegíveis e cinco como na intenção de conhecerem o processo.

Segundo a coordenadora executiva do ISE, Roberta Simonetti, muitas empresas novas estão querendo entender como o índice funciona e estão se preparando para participar para valer em 2011.
As empresas concorrentes, de acordo com questionários elaborado pelo ISE e Bolsa, precisam possuir nas áreas social, ambiental, econômica, de governança corporativa, de natureza do produto e de mudanças climáticas  as maiores pontuações entre todos os incritos.
Buscando uma igualdade na avaliação, os questionários são especificos a cada setor. Partindo do pressuposto que empresas do setor energético tendem a se sair melhor nas exigências ambientais do que os bancos, por exemplo, é justo que se avalie cada empresa dentro do seu próprio setor e depois se equalize os resultados. Para isso, o ISE nomeou como entidade responsável para a axiliar no processo de seleção o Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).
Esta precisto para Nov/2010 a divulgação da nova carteira, com vigência a partir de 1º de dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário